sábado, junho 26, 2021

Ler porque sim!

 A promoção da leitura é uma ação fulcral das bibliotecas. Estimular a leitura porque sim, desfazendo a ideia de ler com o objetivo de apresentar um livro em aula ou ler para fazer um trabalho escolar. 

Olhando para este ano letivo, verificamos as escolhas preferenciais dos nossos leitores, que se centraram em livros de terror, sempre insuficientes para todos os pedidos. 









Ao nível da não ficção, aumentou a procura por títulos de astronomia, de física, de filosofia e de autoajuda, interesses despertados a partir do 8º ano de escolaridade, o que contraria na prática a ideia (o pré-conceito) de que os alunos não gostam de ler. 









O quotidiano na Biblioteca Escolar prova que os adolescentes e jovens revelam gosto pela leitura e pela descoberta do saber sempre que se deparam com livros que vão ao encontro dos seus interesses e sobretudo quando ler não traz associada a obrigação de partilhar o que se leu, tal como gostamos de ver um filme ou mesmo uma série inteira, sem sermos forçados a resumi-la, comentá-la, analisá-la, escrutiná-la, esquartejá-la. Ler, porque sim. E então? 

E os clássicos são sempre os clássicos, imortais, intemporais, pois claro!






Sem comentários:

Enviar um comentário