segunda-feira, novembro 21, 2022

Estação do Livro completa 20 anos de vida

 















Calendário-convite

Prof.ª Sílvia Félix / DT Violante Almeida

2F dia  21 novembro  14:15  

8.ºE  (Português)

 

Designação: Literacia para a Igualdade

Dinamizador: Mundo Brilhante – Desenvolvimento de Competências

Descrição: Aprendizagens essenciais e motivadoras para a sua aplicação nas mais variadas áreas, partindo do contexto escolar.

 

   

Prof.ª Lurdes Silva / DT Paula Sousa

3F dia  22 novembo   11:20  

12.ºT2 (Matemática)

 

Designação: Contos

Dinamizador: Jorge Serafim

Descrição: Contos diversos

 

   

Prof.ª Paula Sousa / DT Carlos Luz

5F dia  24 novembro  11:20  

12.ºT1 ( Português)

 

Designação: O ano da morte de Ricardo Reis

Dinamizador: Associação Cultural Não matem o mensageiro (André Levy e Mafalda Santos )

Descrição: Leitura encenada

 

  

Prof.ª Paula Lopes / DT Isabel Moura

6F dia  25 novembro   10:20  

7.ºB (Português)

 

Designação: “Uns quantos Prometeus”

Dinamizador: Cláudio Pereira


Descrição:
 Baseado na figura mitológica Prometeu, conhecido como símbolo da sabedoria e da vontade de aprender, pretende-se agir no querer, na vontade, na procura do conhecimento, bem como aludir à igualdade no direito do acesso à informação, conhecimento e cultura. Partimos deste mito. Da herança desta narrativa. Não acreditando nela como verdade mas, dentro do pensamento do protagonista da história, retirando dela esse “fogo” que questiona a razão e as razões. Essa ânsia de saber e de contar aos demais. Esse formigueiro que faz parte do espírito humano, da nossa condição.

Ao longo da História, a conhecida, da humanidade diversos herdeiros deste espírito de Prometeu, quebraram as regras e desafiaram as adversidades na busca do conhecimento, do saber e da verdade.
Esta ação/performance procurou nessa História da humanidade (a conhecida de todos mas não só) outros Prometeus. Aqueles que para além da terra e da água que os formou foram forjados com o espírito do fogo. 
Os humanos/ouvintes irão descobri-los, partilhá-los e desvelá-los para que, como Hércules, munidos de força e vontade, libertem Prometeu e com ele, idealmente, o fogo da procura do saber. Esta é uma ação onde a interactividade e a participação do público são o núcleo. Onde se quer inspirar à busca do saber e ao questionamento e onde as Fake News e a noção da verdade e conhecimento são debatidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário