domingo, janeiro 12, 2020

Mais de uma centena de alunos no CNL

O Plano Nacional de Leitura 2027 promove a 14ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL), aberto à participação de todas as escolas do país, do 1º ao 12º ano de escolaridade.
A ESARS não só não poderia faltar a esta festa da leitura como respondeu esmagadoramente, com a inscrição de 122 alunos dos ensinos básico e secundário.

Com o incentivo dos professores de português, a Biblioteca Escolar organizou um conjunto de provas, a que os alunos responderão, para disputar a sua participação na 2ª fase, em fevereiro, ou simplesmente pelo gosto de ler e de estar presente.

Estarão a concurso, nesta 1ª fase, 3 obras distintas, duas dirigidas ao 3º ciclo e uma a alunos do ensino secundário.


A turma 8ºA prestará provas na próxima 2ªf., 13 de janeiro, às 13h30, na sala A2, a partir da leitura de A montanha da água lilás, de Pepetela. Como relatou a professora Paula Lopes, de português, os seus alunos "adoraram a obra", havendo quem tivesse testemunhado que este foi "o livro da sua vida". Esperamos excelentes prestações no CNL!

Os restantes alunos do 3º ciclo inscritos no Concurso Nacional de Leitura, em número de 91, optaram por ler a aventura Missão impossível, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. As provas destinadas a avaliar a leitura desta obra decorrerão na quarta-feira, dia 15 de janeiro, às 14h30, em diversas salas. 
Os alunos estarão distribuídos por sala por ordem alfabética e não por turma, pelo que deverão consultar as listas afixadas no pavilhão D (junto à Sala do Aluno) e na Biblioteca Escolar. 



Só no ensino básico, estão inscritos um total de 109 alunos. O empréstimo de livros em tão grande número foi possível graças à disponibilidade de diferentes Bibliotecas Escolares dos concelhos de Almada e Seixal, a quem agradecemos a generosa cedência de muitos exemplares. 

  
Os participantes do ensino secundário leram o famoso romance Noites Brancas - romance sentimental das memórias de um sonhador, do escritor russo Fiódor Dostoiévski, uma incursão pelo "sonhadorismo" de uma personagem solitária.
Os treze leitores de Noites Brancas prestarão provas na sala A2 na próxima segunda-feira às 15h35. 
    
Dos 122 concorrentes, serão selecionados os 2 melhores de cada ciclo (2 do 3º ciclo e 2 do secundário), que representarão a ESARS nas provas municipais no dia 10 de fevereiro. Em caso de empate, haverá lugar a prova oral.  
A todos os participantes será entregue um certificado, que poderá constar do seu registo biográfico. Os vencedores receberão um prémio, a designar.  










Sem comentários:

Enviar um comentário

50 anos da revolução: 25 de abril é SEMPRE!

  Explicação do País de Abril País de Abril é o sítio do poema. Não fica nos terraços da saudade não fica nas longas terras. Fica exacta...