terça-feira, março 24, 2020

Carta de uma adolescente aos adultos

Queridos Adultos,


Daqui escreve-vos uma adolescente. Primeiro que tudo, queria pedir que acalmassem essas hormonas. Isto porque quando se fala dos vossos filhos adolescentes, parecem as nossas.


Nós não somos um problema, não somos todos deprimidos. Temos opiniões, sabemos falar, não temos uma linguagem diferente da vossa. Queria pedir-vos também que larguem esse preconceito de que a palavra “adolescente” tem a mesma origem que a palavra “problema”. Larguem os livros que compraram sobre como lidar com um adolescente, nós não precisamos todos da mesma coisa, pelo contrário, tentem conhecer-nos, perceber o que nos faz felizes, o que nos faz tristes, o que nos magoa, as feridas que ainda temos abertas.




Ilustração de Lockyi

Motivem-nos! Nós precisamos de ser motivados, cada um de nós precisa de acreditar que tem o poder de mudar. Somos a próxima geração, não queremos ouvir “este país está a descambar”, “é tudo uma vergonha… que horror!”. Motivem-nos! É em nós que têm de pôr a pressão toda, não desistam de nós. Abram as nossas mentes, não nos deixem pensar tudo quadrado!


Referência: Matilde Raposo. (2016). Carta de uma adolescente aos adultos. Consultado em 24 de março de 2020, disponível em https://www.capazes.pt/cronicas/carta-de-uma-adolescente-aos/view-all/


Locução da carta em  https://bibliotubers.com/18221.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

50 anos da revolução: 25 de abril é SEMPRE!

  Explicação do País de Abril País de Abril é o sítio do poema. Não fica nos terraços da saudade não fica nas longas terras. Fica exacta...