Entendendo as competências da literacia da informação como transversais, identificadas nas Aprendizagens Essenciais do 3º ciclo e do Ensino Secundário, a Biblioteca da Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira tem focado a sua ação particularmente nas 6 turmas do 8º ano, através de sessões ministradas pela Professora Bibliotecária (PB) nas aulas de "Espaço Projeto", disciplina de Oferta Complementar de Escola que surgiu na sequência de falta de colocação de professores de Informática no passado ano letivo.
Sendo uma disciplina que visa aumentar os níveis de literacia da informação e de literacia científica, a Professora Bibliotecária assumiu a lecionação de algumas aulas ao longo do ano, para dialogar com as turmas e ministrar conhecimentos e procedimentos sobre pesquisa fiável e ética, baseada no modelo de pesquisa PLUS.
Inicialmente, a partir de um tema escolhido por uma das turmas - o racismo -, os alunos aprenderam a elaborar um Plano de trabalho, identificando os subtemas possíveis e selecionando um deles. Presentemente, elaboram um plano para a realização de uma pesquisa livre ou orientada por cada professora titular de turma. Seguir-se-ão sessões com a PB sobre Localização da informação, seleção de recursos e uso eficiente e ético da informação (fases 2 e 3 do modelo PLUS). Haverá ainda uma aula específica sobre "Netiqueta", a partir de um documento produzido pela Biblioteca Escolar.
No final de cada trabalho de pesquisa, proceder-se-á à avaliação dos produtos bem como dos processos que a eles conduziram, obedecendo à 4ª fase do PLUS (Saber autoavaliar).
Conceitos e técnicas de pesquisa, direitos de autor, plágio, resumo, paráfrase, referenciação bibliográfica e webgráfica são alguns dos conteúdos da responsabilidade da Biblioteca Escolar nesta disciplina. Em simultâneo, a PB reúne assiduamente com as professoras titulares e produz documentos para as aulas de "Espaço Projeto".
A Biblioteca Escolar associa-se assim ao desígnio de colaborar na "recuperação e consolidação de aprendizagens" e de competências transversais.
Esta prática foi entendida pela Rede de Bibliotecas Escolares como passível de ser transmitida a outras escolas e encontra-se publicada aqui.
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