segunda-feira, novembro 09, 2020

Vamos a contas!

 

Ilustração de Manka Kasha

Vivemos  na era dos números, em que as estatísticas (por vezes) falam por si. 

Então, aqui se regista o número de empréstimos de livros a alunos e professores de 7 de setembro a 6 de novembro de 2020 na nossa Biblioteca Escolar: 440 livros emprestados.

Maioritariamente, estes livros destinam-se à atividade "10 minutos a ler", desígnio do Plano Nacional de Leitura a que a ESARS   aderiu. 

Contas por alto, se 400 alunos leem 10 minutos por dia, são 20 000 (vinte mil) minutos de leitura por semana, ou seja, cerca de 333 horas de leitura semanal. E muitos gostam e pedem mais!

E entre os 175 livros novos que deram entrada na Biblioteca Escolar desde setembro de 2000, existem obras para todos os gostos.

A seu tempo, faremos a avaliação do impacto nesta atividade. Para já, estamos felizes com a adesão dos jovens e adolescentes às propostas de leitura. Com preferência por livros de terror, a obra de Allan Poe leva vantagem sobre os pedidos. Mas outros preferem biografias, reflexões sobre temas como o racismo ou ainda livros de aventura.

Caricatura de Edgar Allan Poe por Elisabetta Borseti

Como nos ensinam as Leis de Ranganathan, "Todo o livro tem o seu leitor" e "Todo o leitor tem o seu livro". 

1 comentário:

  1. E…
    muitos gostam de ler, leem por prazer e “contagiam leitura” com palavras e emoções.

    Em homenagem aos leitores da Esars, deixo uma citação de Vergílio Ferreira, retirada do conto «Adeus».

    «- Como explicar-te porque parti?
    Tenho pés para andar e olhos para ver. Posso sentar-me ou posso fechar os olhos e dizer que não há sol nem estradas. Mas eu sei que há estradas e sol e que os olhos veem e os pés andam. Por mais que eu queira, quando sei por dentro que uma coisa está certa, eu tenho de saber que está certa. E ainda que os outros saibam que está errada, isso não me ajuda.
    - Não me ajuda nada, Marta.»

    Vergílio Ferreira, Contos, Lisboa: Quetzal Editores, 2009, p. 12.

    ResponderEliminar

50 anos da revolução: 25 de abril é SEMPRE!

  Explicação do País de Abril País de Abril é o sítio do poema. Não fica nos terraços da saudade não fica nas longas terras. Fica exacta...