segunda-feira, junho 22, 2020

Contos de alunos premiados

Escritora Isabela Figueiredo e 8ºA em março na ESARS

No início de março, os alunos do 8ºA participaram num encontro com a escritora Isabela Figueiredo, atividade inserida na comemoração da Semana da Leitura.
Foi-lhes lançado o repto de, em grupo, construírem contos, que seriam lidos e comentados pela autora de A gorda. Às três melhores narrativas seriam atribuídos prémios simbólicos.

Entretanto, as escolas encerraram devido ao estado pandémico por COViD-19 e, com o decretar de estado de calamidade e sucessivo estado de emergência, as atenções recaíram sobretudo sobre o ensino à distância.
Passados estes meses de impacto, foi finalmente marcada uma sessão online com a escritora, para dialogar com os alunos sobre os seus contos, entretanto corrigidos e aperfeiçoados.
Infelizmente, um imponderável levou à ausência de Isabela Figueiredo. A videoconferência aconteceu, ainda assim, dinamizada pela professora bibliotecária da ESARS, que corrigira os textos, ora publicados neste blogue:

Ler a pé - 1º prémio de Escrita Criativa, de Sara Gonçalves, João Marquês, Yann Lima e João Horta;

Cristiano Ronaldo na Amora - 2º prémio de Escrita Criativa, de Tatiana Santos, Luana Pinto, Maria Quintal, Francisco Pereira e Mariana Galvão;


Jessie - 3º prémio de Escrita Criativa, de Catarina Afonso, Gabriel Matias e Rafael Silva



Além dos alunos, estiveram presentes as professoras Ana Paula Lopes, de português, e Gabriela Alves, diretora de turma do 8ºA.

Incitados a comentar o encontro com a escritora, todos manifestaram ter sido um momento marcante nas suas vidas:

"Eu acho que foi bom. Foi uma oportunidade única. Foi uma experiência só nossa", referiu o João Horta, coautor do texto vencedor do 1º prémio.

"Foi engraçado porque eu nunca tinha visto uma autora tão famosa", declarou outro aluno.

"Consegui melhorar a minha escrita", confessou a Sara, que sonha continuar a escrever.

Para todos, a professora de português pensa ter sido uma experiência gratificante.

Obrigada à escritora e parabéns aos vencedores! E não se esqueçam das palavras do Nobel da Literatura português, José Saramago: "é preciso ser bom leitor, para ser bom escritor".
   

1 comentário:

BI.esARS nº5 | fev.2024

BI.esARS nº5 | fev. 2024   5 BI.esARS Fev2024 Ler mais publicações no Calaméo